O antigo artefato tem 2,5 metros de comprimento e foi encontrada em Revadim, em Israel
No sul de Israel, uma presa de 2,5 metros de comprimento foi encontrada, durante escavações conjuntas entre pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e da Universidade Ben-Gurion. A presa pertenceu a elefante que já foi extinto.
Na última quarta-feira, 31, a agência Associated Press divulgou que o fóssil tem aproximadamente meio milhão de anos e os pesquisadores acreditam que o achado tenha vindo da espécie antiga Palaeoloxodon antiquus, provavelmente caçada por seres humanos.
O achado aconteceu próximo ao kibutz de Revadim, comunidade de propriedades coletivas. De acordo com Avi Levy, líder da escavação, a descoberta é “a maior presa fóssil completa já encontrada em um sítio pré-histórico em Israel ou no Oriente Próximo”.
De nossas escavações arqueológicas anteriores em Revadim, sabíamos que o local foi colonizado no final do período Paleolítico Inferior”, disse Levy, em um comunicado enviado ao site IFLScience.
O fóssil tem um tamanho muito grande, 2,5 metros de comprimento, porém, é extremamente frágil, o toque humano ou até mesmo a exposição ao ar e à luz solar já pode desintegrá-lo.
Segundo a Revista Galileu, o objeto foi submetido a um tratamento inicial de conservação, como foi revelado por um dos pesquisadores envolvidos na escavação, Israel Hershkovitz.