Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Prefeito de Araucária

Prefeito que se casou com adolescente é alvo de operação do Gaeco

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) realizou uma operação na casa do político nesta quinta-feira, 1

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 01/06/2023, às 08h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hissam Hussein Dehaini, o prefeito de Araucária - Divulgação / Redes sociais
Hissam Hussein Dehaini, o prefeito de Araucária - Divulgação / Redes sociais

Na manhã desta quinta-feira, 1, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), realizou uma operação na residência do prefeito Hissam Hussein Dehaini, localizada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A sede da prefeitura também foi alvo dessa operação, conforme informações obtidas pelo portal G1.

Segundo o portal de notícias G1, até o momento, nem o Gaeco nem a prefeitura divulgaram o teor da investigação em andamento. Em abril deste ano, o prefeito, de 65 anos, esteve envolvido em uma polêmica ao se casar com uma adolescente de 16 anos, idade mínima para casamento no país.

Após o casamento, vieram à tona nomeações de parentes de Hissam na prefeitura, incluindo sua sogra, Marilene Rôde, como secretária municipal de Cultura e Turismo. Diante da repercussão do caso, ele acabou exonerando a sogra do cargo.

No dia 25 de abril, o Ministério Público do Paraná informou que estava investigando a situação para apurar possível nepotismo, considerado ato de improbidade administrativa de acordo com a legislação federal. Não há confirmação de que a operação realizada hoje esteja relacionada a essas nomeações.

Legalidade do casamento

Na época em que ocorreu a cerimônia, as autoridades apuraram que o prefeito tinha pelo menos seis parentes nomeados na administração municipal, incluindo suas filhas e nora.

Mais tarde, em 27 de abril, a corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou uma investigação para avaliar a legalidade do casamento do prefeito, que foi celebrado pela vice-prefeita do município, Hilda Lukalski (PSD).

Conforme informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a vice-prefeita formalizou o afastamento de suas atividades cartorárias no período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2024.