Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Herculano

Praia isolada há quase 2 mil anos é reaberta ao público na Itália

Praia em questão foi atingida pela erupção do vulcão Vesúvio ocorrida em 79 d.C..

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 25/06/2024, às 13h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vilarejo de Herculano - Divulgação/Ministero della Cultura
Vilarejo de Herculano - Divulgação/Ministero della Cultura

Uma praia de Herculano que permaneceu isolada por quase dois mil anos foi recentemente reaberta ao público na Itália, após anos de escavações arqueológicas e restaurações. É importante destacar que Herculano foi uma das cidades destruídas pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C..

A praia foi soterrada pelos detritos vulcânicos, mas um projeto de restauração conseguiu combinar o sítio arqueológico com o potencial turístico do balneário italiano. A inauguração ocorreu em 19 de junho, depois que a ação coordenada pelo Parque Arqueológico de Pompéia restaurou o acesso à antiga praia.

Segundo informações do portal Terra, uma segunda etapa do projeto prevê a recuperação da faixa de areia milenar, reconectando as áreas de Herculano como eram antes da erupção.

Trabalhos arqueológicos

De acordo com a fonte, os trabalhos arqueológicos em Herculano foram iniciados durante a década de 1980, quando o mar baixou e revelou a frente do vilarejo parcialmente soterrado. Contudo, a ação acabaria sendo abandonada pouco depois.

A corrosão natural provocada pelo mar e pelas mudanças climáticas, porém, levou os arqueólogos a retomarem as atividades de restauração na região. Hoje, os visitantes podem explorar os arcos onde pessoas tentaram se refugiar da erupção há quase 2 mil anos, mas foram impedidas pelo mar.