Presença de aves se tornou um verdadeiro pesadelo para a população de Hilario Ascasubi, um povoado ao sul da província de Buenos Aires
Hilario Ascasubi, um povoado do sul da província de Buenos Aires vem sofrendo com a superpopulação de papagaios-verdadeiros, que se tornaram um verdadeiro pesadelo para seus quase 5000 habitantes. As autoridades locais buscam uma solução sustentável para a presença da espécie, que é protegida pela Resolução Nacional 795-E/2017.
Ramón Álvarez, diretor da rádio local TaxiFm, detalhou ao La Nación o impacto da situação, mencionando os ruídos perturbadores, os excrementos que ameaçam a saúde pública e as perdas financeiras significativas para cooperativas elétricas e provedores de Internet, que enfrentam cortes constantes de serviços devido aos danos causados pelos papagaios nos cabos. A cada três meses, diz ele, os cabos danificados precisam ser substituídos, gerando grandes prejuízos financeiros.
O Secretário Geral do município de Villarino, Gonzalo Silva, explicou que a situação tem se agravado, especialmente porque Hilario Ascasubi está perto da maior colônia de papagaios do mundo, a colônia El Cóndor, na província de Río Negro.
De acordo com informações do portal O Globo, nesta época do ano, os papagaios migram para a região em busca de alimentação e dormem em grandes fileiras no centro urbano da cidade, causando transtornos significativos.
Silva destacou que tentativas anteriores de controle, como o uso de iluminação, sons, laser e bombas de estrondo, não tiveram sucesso, pois as aves se acostumaram com as medidas. Como a espécie é protegida, não é possível aplicar medidas mais severas. O prefeito de Villarino tem buscado junto ao governo provincial e nacional um plano de manejo para resolver o problema.