Pesquisa investigou as técnicas náuticas da região, assim como o que está por trás delas
Ingredi Brunato, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 16/05/2022, às 12h20 - Atualizado em 17/05/2022, às 11h00
Com o avanço das tecnologias usadas na construção de embarcações, houve no passado a previsão de que os barcos de madeira desapareceriam.
E, de fato, os meios de transporte marítimos que ainda são feitos do material diminuíram drasticamente — contudo, em regiões como o Canal de Zanzibar, localizado no oceano Índico, ainda é possível encontrar diversos exemplos.
Para entender os motivos por trás da questão, uma equipe colaborativa de pesquisadores da Inglaterra e da Tanzânia realizou uma investigação científica cujos resultados foram publicados na revista International Journal of Nautical Archaeology.
É importante destacar que os barcos utilizados pelos pescadores comerciais da África Oriental não são uma janela para o passado: eles incluem tecnologias de propulsão, geradores elétricos portáteis e motores modernos.
Com esses equipamentos recentes, aliás, também vêm técnicas de pesca contemporâneas, tal como o uso de luz artificial para atrair peixes, conforme informações repercutidas pelo Phys.org.
Assim, seu único ponto de constância com o restante da vasta história náutica da humanidade é a presença da madeira, que aparece em vários tipos diferentes de embarcações. Alguns dos tipos analisados pelo artigo são o ngalawa, dingi e ngwanda.
"Encontramos pescadores, marinheiros e oficiais marítimos com opiniões claras e curiosidade sobre as dimensões históricas e culturais de suas embarcações", apontou John P. Cooper, que esteve envolvido na pesquisa.
Muitos expressaram uma vontade não sentimental de dispensar o que viam como tecnologias complicadas e limitantes, como as velas, para outros mais facilitadores, como o motor de popa, se suas circunstâncias econômicas pessoais permitirem", continuou ele.
Dessa forma, o uso de madeira para a construção dos barcos, que, assim como o caso da utilização de velas em vez de motor, também diminui a eficiência das embarcações, viria de fatores econômicos.
Os especialistas citam entre esses o preço dos materiais, as políticas nacionais de manejo florestal e até mesmo a presença ou falta de oportunidades de emprego em outras áreas do mercado.
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Errata: Na primeira versão desta notícia, foi escrito "África Ocidental", quando o certo era "África Oriental". Posteriormente, a nota atualizada para a informação correta.