O significado do apelido da estrela do PSG começou na infância
Grande parte dos jogadores de futebol possuem apelidos que fazem referência a algum momento de suas vidas e carreiras. Tal fato não é diferente com o craque argentino Lionel Messi, que entra em campo no próximo domingo, 18, para disputar a final da Copa do Mundo do Qatar. Dentro e fora dos gramados, o camisa 10 é conhecido como “La Pulga” (‘a pulga’, em espanhol).
De acordo com informações publicadas pelo jornal Goal, o apelido teria começado na infância, quando os dois irmãos mais velhos de Messi, Matias e Rodrigo, o chamavam de “La Pulguita” (‘pequena pulga’, em tradução livre) devido à sua pequena estatura.
O que poucos sabem, no entanto, é que o jogador natural de Rosario, cidade portuária localizada na região central da Argentina, tinha um distúrbio hormonal do crescimento ou DGH. Na época, o time do Barcelona ajudou Messi a pagar o tratamento.
Outro apelido comumente utilizado para se referir a Messi é “a pulga atômica”. A variação da versão original deve-se ao talento do craque argentino em driblar os zagueiros e fazer jogadas rápidas e precisas.
Além disso, ainda de acordo com o Goal, a altura do jogador (1,70 m) contribui para que ele tenha um centro de gravidade baixo, fato que o ajuda a ter mais equilíbrio enquanto corre com a bola.
O atacante albiceleste também possui outros apelidos, como, por exemplo, “De Leo”, que consiste na abreviação de seu primeiro nome e é carinhosamente usado por seus amigos, familiares e companheiros de time.
Alguns fãs também se referem a ele como “Messias”, já que Messi contribuiu ativamente para as grandes conquistas do seu antigo clube, o Barcelona, e da seleção Argentina.