Vítimas se afogaram ao tentar cruzar Canal da Mancha em barco inflável. Episódio aconteceu em novembro do ano passado
Por suspeita de fazer parte de um “grupo de crime organizado que conspirou para transportar migrantes para o Reino Unido em um pequeno barco”, um homem de 32 anos foi preso nesta terça-feira, 29, em Cheltenham, no sudoeste da Inglaterra.
Identificado como Harem Ahmed Abwbaker, o sujeito pode estar relacionado com a morte de 27 migrantes. As vítimas se afogaram, em novembro do ano passado, enquanto tentavam cruzar o Canal da Mancha em um barco inflável.
Conforme recorda matéria da AFP, 27 migrantes, entre sete e 46 anos, morreram em 24 de novembro de 2021 ao tentarem chegar na Inglaterra. O barco afundou ainda na costa francesa.
Entre as vítimas estão 16 curdos do Iraque, um curdo iraniano, quatro pessoas do Afeganistão, três da Etiópia, um da Somália, um do Egito e outro vietnamita. Um iraquiano e outro sudanês foram resgatados com vida.
A prisão de Abwbaker foi realizada com a ajuda da polícia francesa, apontou nota divulgada pela agência nacional de combate ao Crime (NCA) do Reino Unido. "Ele permanecerá sob custódia para comparecer amanhã ao Tribunal de Magistrados de Westminster, onde o processo de extradição começará [para a França]", disse o órgão.