Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra Mundial

Polônia pede que Alemanha pague R$6,85 trilhões por danos na Segunda Guerra

Polônia pede que a Alemanha pague os prejuízos causados na Segunda Guerra Mundial

Redação Publicado em 01/09/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da Aleamanha invadindo a Polônia - Reprodução/Vídeo/TV Brasil
Imagem da Aleamanha invadindo a Polônia - Reprodução/Vídeo/TV Brasil

Depois de 82 anos do primeiro ataque do exército alemão na Polônia, que entrou na história por definir o início da Segunda Guerra Mundial, as marcas do combate ainda podem ser vistas em Varsóvia, capital polonesa. Por conta disso, Andrzej Duda, presidente da Polônia, pediu para que a Alemanha pagasse 6,2 trilhões de zlotys — equivalente a 6,85 trilhões de reais — pelos danos gerados na Segunda Guerra Mundial.

Segundo informações do G1, a Alemanha já havia informado que as exigências financeiras que a Polônia determina sobre Segunda Guerra Mundial foram reivindicadas.

Em 2019, a Polônia havia pedido uma indenização de U$850 bilhões para a Alemanha e, nesta quinta-feira, 1, eles aumentaram o valor da cobrança. O partido Lei e Justiça (PiS) assumiu o poder em 2015 e desde então eles solicitam uma indenização pelos danos causados.

Em uma entrevista coletiva, o líder do PiS, Jaroslaw Kaczynski, disse que foi usado um método mais "limitado e conservador" para calcular o novo pedido de indenização e completou dizendo que ainda seria "possível aumentá-la". A Alemanha é o maior aliado comercial da Polônia, mas os pedidos feitos pelo PiS para impulsionar os seus eleitores não vêm agradando Berlim.

Compensação injusta

Em 1953, a União Soviética queria liberar a Alemanha Oriental de qualquer obrigação e, por conta dessa pressão dos soviéticos, a Polônia abdicou das solicitações de reparos da guerra. Porém, o PiS luta para anular este acordo, alegando que a Polônia não conseguiu uma recompensa justa.

Aproximadamente seis milhões de poloneses, sendo três milhões de judeus, foram mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Fora isso, uma revolta em Varsóvia em 1944 matou em torno de 200 mil civis.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir!