Avaliadas em cerca de R$ 2,2 milhões, 950 rodas de cheddar foram levadas por homem que se passou por representante de um grande varejista francês
Em Londres, na Inglaterra, detetives estão investigando o roubo de 22 toneladas de queijo da distribuidora Neal's Yard Dairy. Até o momento, um homem de 63 anos foi detido sob suspeita de fraude por representação falsa e manuseio de mercadorias roubadas.
Segundo o The Guardian, a casa especialista em queijosentregou 950 rodas de cheddar — avaliadas em até 300 mil libras, ou cerca de R$ 2,2 milhões) — ao suposto fraudador que dizia ser um representante de um grande varejista francês.
A distribuidora acredita que o queijo tenha sido levado para algum lugar da Rússia ou do Oriente Médio. O golpe aconteceu no último dia 21 de outubro, conforme relatou a empresa fabricante.
A Polícia Metropolitana de Londres relatou que o suspeito foi levado até uma delegacia ao sul da capital inglesa, onde foi interrogado. "Ele já foi libertado sob fiança, aguardando novas investigações. As investigações continuam em andamento", disse um porta-voz ao The Guardian.
Com a repercussão do caso, diversas pessoas do mundo gastronômico se manifestaram sobre o caso, como o conceituado chef Jamie Oliver. Em seu Instagram, que conta com mais de 10,5 milhões de pessoas, ele fez um alerta para as pessoas ficarem alertas para "caminhões de queijo chique" sendo vendidos "por pouco".
"Houve um grande roubo de queijo. Alguns dos melhores queijos cheddar do mundo foram roubados", escreveu. Oliver descreveu o caso como uma "verdadeira vergonha".
Se alguém souber algo sobre queijo chique sendo vendido por um preço baixo, provavelmente são alguns enganadores", afirmou.
Apesar do golpe, a Neal's Yard pagou os produtores para que eles não tivessem que arcar com o custo do roubo. Tom Calver, diretor de uma destas empresas, disse que ficou "extremamente angustiado" quando ouviu a notícia.
"Eu estava realmente preocupado com o que era e as implicações disso. A Neal's Yard tem sido fantástica", ele disse. "Estamos apenas tentando apoiá-los o máximo possível, encorajando as pessoas a comprarem com eles. É uma perda enorme e muito difícil".