As autoridades tailandesas criaram uma unidade de combate aos macacos, que começou a funcionar na última segunda-feira, 25
A polícia tailandesa introduziu uma unidade especial dedicada ao combate aos macacos, adotando estilingues para conter a 'gangue'.
A polícia da cidade de Lop Buri decidiu adquirir estilingues para assustar os animais, substituindo o uso anterior de tranquilizantes. A unidade policial de supressão de macacos foi oficialmente estabelecida e começou suas operações na última segunda-feira, 25, de acordo com informações do portal UOL.
Segundo a fonte, relatos indicam que macacos agressivos têm causado pânico entre os residentes e turistas na região. A área ganhou notoriedade devido à sua população descontrolada desses animais, conhecidos por roubar pessoas, veículos e estabelecimentos comerciais. Durante a pandemia da Covid-19, houve relatos de grandes confrontos entre gangues de macacos devido à escassez de alimentos.
O Ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente conduziu uma operação de captura em resposta à situação. Agentes colocaram gaiolas em várias áreas e capturaram pelo menos 18 macacos na última semana, transportando-os para uma clínica de vida selvagem.
As autoridades estão em busca de soluções para lidar com o problema dos macacos. Opções consideradas pelo governo tailandês incluem transferi-los para zoológicos, implementar programas de esterilização em massa e realizar campanhas educativas para que a população saiba como lidar com essa questão.