Plataforma online permite visita virtual a Grande Pirâmide de Gizé
Para os mais apaixonados por História que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, a plataforma Digital Giza proporciona uma experiência impressionante.
O site é uma iniciativa criada pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito e o Projeto Giza, da Universidade de Harvard. "O Projeto Giza começou em 2000 no Museum of Fine Arts, Boston, com o objetivo de digitalizar toda a documentação arqueológica do Museum of Fine Arts, Boston – expedição da Universidade de Harvard a Giza, Egito (circa. 1904-1947) e fazer essas informações disponíveis gratuitamente online para qualquer pessoa usar", diz o site a respeito da plataforma. "Desde que se mudou para Harvard em 2011, o projeto ampliou seu escopo, em parceria com outras instituições ao redor do mundo que escavaram em Gizé, para reunir o máximo de dados possível sobre este complexo local. O processo de integração e padronização de todos esses registros está em andamento."
Através do site, é possível explorar a pirâmide que se tornou marco da civilização que prosperou às margens do Nilo. Na plataforma, o interior da pirâmide é mostrado em 3D. Não ficam de fora a Câmara do Rei, localizada no topo, a Câmara da Rainha, que fica no meio e a Câmara Subterrânea.
Além do interior da pirâmide, o site também impressiona ao oferecer reportagens sobre o ponto turístico e também os nomes do passado que marcaram a civilização egípcia.