A uma distância de 1,2 mil anos-luz, o planeta WASP-193b é maior que Júpiter, mas com menor densidade
Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 24/07/2023, às 09h13 - Atualizado às 09h19
O universo ainda é um grande espaço de mistérios não desvendados pela humanidade, de maneira que é impossível saber quanto sabemos sobre ele, e que tipo de coisas ainda podem ser descobertas com o tempo. A exemplo, uma equipe internacional de astrônomos descobriu recentemente um planeta tão leve e fofo que pode até mesmo ser comparado a "algodão-doce".
O novo planeta, chamado WASP-193b, é quase 50% maior que Júpiter, o maior do nosso Sistema Solar, mas com uma densidade surpreendentemente baixa. Além disso, está localizado a 1.232 anos-luz de distância da Terra, de acordo com o Science Alert.
A descoberta foi publicada no último dia 17 de julho no site arXiv, e desenvolvida por uma equipe internacional liderada por Khalid Barkaoui, astrônomo da Universidade de Liège, na Bélgica.
Apesar de soar bastante inusitado, planetas como o WASP-193b não são inéditos, mas seu achado chama atenção por orbitar uma estrela bastante semelhante ao nosso Sol: o WASP-193. Com cerca de 1,1 vezes a massa e 1,2 vezes o raio solar, a estrela possui aproximadamente a mesma idade da nossa.
Conforme descrito pela Revista Galileu, o raio de WASP-193b é relativo a cerca de 1,46 vezes o de Júpiter, enquanto a massa equivale somente a 0,139 a do conhecido gigante gasoso. Ou seja, enquanto a densidade de Júpiter é de 1,33 gramas por cm³, a do novo planeta descoberto é de 0,059 gramas por cm³ — somente para comparação, a densidade da Terra é de 5,51 gramas por cm³.
A razão para tamanha leveza se deve provavelmente à sua proximidade com a estrela que orbita, o que aquece sua atmosfera e a infla, especialmente se for um planeta composto por muito hidrogênio e hélio. Agora, mais estudos acerca do novo planeta devem ser desenvolvidos, e mais descobertas podem ser eventualmente divulgadas.