O caso ocorreu em abril, mas somente agora foi divulgado
Um piloto da companhia aérea ITA Airways provocou uma enorme confusão depois de supostamente dormir enquanto realizava um voo que entre as cidades de Nova York, nos EUA e Roma, na Itália. O caso ocorreu no final de abril, mas somente agora veio a público.
Na ocasião, o avião teria ficado cerca de dez minutos sem dar respostas para o Centro de Controle de Marselha, de modo que as autoridades francesas, que temiam se tratar de um ataque, decidiram acionar caças para interceptar a aeronave.
Um incidente mais grave foi evitado por muito pouco, já que a tripulação do avião conseguiu entrar em contato com o Centro de Marselha a tempo.
Após o ocorrido, a aeronave seguiu seu trajeto e conseguiu pousar em segurança em Roma. O comandante, no entanto, acabou sendo demitido, segundo o jornal britânico The Telegraph.
A fonte ainda apontou que também o copiloto teria cochilado no avião, o que é permitido, desde que o comandante esteja acordado e acessível.
A ITA Airlines declarou ao jornal que o comandante negou ter adormecido e que a demissão teria ocorrido em razão do comportamento do piloto, que "não estava em conformidade com o procedimento" tanto durante o voo quanto após o pouso. A companhia, no entanto, não informou qual teria sido o motivo do silêncio no rádio.