Ponto turístico famoso da Dinamarca foi alvo de um ato de vandalismo na madrugada desta quinta-feira, 2
A estátua da Pequena Sereia que configura um dos mais famosos pontos turísticos da cidade de Copenhague, capital da Dinamarca, sofreu um ato de vandalismo na madrugada desta quinta-feira, 2.
Segundo constatado pelas autoridades dinamarquesas nesta manhã, alguém pintou as cores da bandeira russa na rocha que serve como base para o monumento inspirado na personagem do conto infantil de Hans Christian Andersen.
A pintura feita no monumento foi interpretada como um sinal público de apoio à Rússia em sua guerra contra a Ucrânia, segundo repercutido pelo The Guardian. Assim, foi iniciada uma investigação criminal para tentar localizar os vândalos pró-Putin responsáveis pelo ato simbólico.
Vale mencionar que, ainda de acordo com o veículo, essa não é a primeira vez que a estátua da Pequena Sereia é vandalizada. Ela já precisou ser repintada inúmeras vezes, aliás, justamente por ocorrências deste tipo.
A personagem teve sua cabeça cortada na década de 60, um dos braços nos anos 80, e novamente a cabeça em 1998. Nesta última ocasião, contudo, o pedaço roubado pôde ser localizado e devolvido ao seu lugar correto. Para completar com chave de ouro a lista de agressões às quais o monumento sobreviveu, em 2003, ele ainda sofreu com uma explosão.