Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Czar

Pesquisadores recriam em 3D rosto do primeiro czar russo

Projeto liderado por brasileiro analisou os restos mortais de Ivan, o Terrível, e recriou digitalmente seu rosto

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 18/07/2024, às 11h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ivan, o Terrível - Wikimedia Commons/Domínio público
Ivan, o Terrível - Wikimedia Commons/Domínio público

Um estudo recente recriou digitalmente o rosto de Ivan, o Terrível, o primeiro governante russo coroado como czar.

Utilizando-se de técnicas de reconstrução facial forense a partir da análise dos restos mortais do líder, os pesquisadores criaram nove imagens que mostram características físicas do homem que viveu no século 16. Os resultados da reconstrução 3D foram publicados na revista científica OrtogOnLineMag na última segunda-feira, 15.

Conforme informações do portal Galileu, o trabalho foi liderado pelo designer brasileiro Cicero Moraes, conhecido por recriar rostos de figuras históricas, como o faraó Ramsés II do Egito Antigo.

Ivan Vassilievich nasceu em 1530, perto de Moscou, na Rússia. Após a morte de seu pai, Vassily III, Grão-Príncipe de Moscou, em 1533, sua mãe assumiu a comando. Com a morte da regente em 1537, Ivan ascendeu ao trono. Influenciado pelo bispo de Moscou, Macário, foi coroado czar, um título inspirado nos imperadores romanos.

Montagem com diferentes versões de reaproximação facial do czar / Crédito: Divulgação/Cícero Moraes

Exumação

Ivan faleceu em 1584, aos 54 anos de idade, e, de acordo com a fonte, a exumação de seus restos mortais, na Catedral do Arcanjo do Kremlin, em 1963, revelou altas concentrações de arsênio e mercúrio. Tal constatação indica o possível uso de medicamentos à base desses metais para tratar doenças como a sífilis, da qual o czar possivelmente sofria.

A análise de sua ossada mostrou que ele tinha entre 1,78 e 1,80 m de altura e pesava entre 85 e 95 kg, configurando excesso de peso. Além disso, seu crânio apresentava assimetrias, com o olho esquerdo maior que o direito. Essas informações foram essenciais para a criação do modelo 3D de seu rosto.

Utilizando o software Blender 3D, os detalhes faciais foram refinados, e a vestimenta foi modelada, assegurando a aparência final da reconstrução. Algumas imagens mostram o czar com olhos fechados e sem pigmentação, devido à falta de dados concretos sobre a cor de sua pele, pelos e cabelos.

A figura completa com as vestimentas é uma aproximação de como poderia ter sido o rosto do czar no momento de sua morte.