Com cabeça de leão e asas de águia, acredita-se que a figura foi confeccionada durante o Império Romano
Um grupo de pesquisadores da Autoridade Arqueológica de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, localizou uma curiosa peça durante uma escavação em um sítio arqueológico, localizado a cerca de 80 quilômetros de Dubai.
Confeccionada em bronze e em excelente estado de conservação, o artefato chama atenção por representar uma criatura mítica ainda não identificada pelos pesquisadores, mas com características claras.
Este artefato faz parte de um conjunto de três estátuas, com aparência semelhante, que eram distribuídas em forma circular simétrica na parte superior de uma grande e luxuosa tigela usada para queimar incenso", explicou Sabah Aboud Jassim, diretor da Autoridade Arqueológica, em entrevista ao Siasat Daily.
A estátua possui asas de águia, cabeça de um leão e um pé em destaque pelo tamanho grande, mas em formato igual aos pés de uma ave. Tais evidências relacionam a criação com pinturas comuns da época do Império Romano.
Curiosamente, durante o período de dominância do Império Romano, a área onde o item foi encontrado representou um ponto onde uma possível rede comercial entre cidades e impérios poderiam negociar itens.