Posse de Dina Baluarte após prisão do ex-presidente Pedro Castillo causou insatisfação entre peruanos
Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas durante as manifestações que ocorreram no Peru no último domingo, 11, em protesto à posse de Dina Baluarte, a política que assumiu a presidência após a destituição dePedro Castillo.
O ex-presidente tentou fechar o Parlamento na última semana, ao que foi preso e sofreu impeachment. Baluarte, por sua vez, que é sua vice-presidente, ascendeu ao cargo para substituí-lo até 2026, quando terminaria seu mandato.
Os desdobramentos políticos, todavia, causaram insatisfação popular, de forma que milhares de peruanos foram às ruas para protestar contra a nova presidente. Eles foram recebidos com batalhões policiais.
Os enfrentamentos entre agentes de segurança e manifestantes envolveram, por um lado, gás lacrimogênio, e por outro, estilingues, conforme informações repercutidas pelo R7.
A crise política torna o futuro do Peru incerto. Vale enfatizar que os protestos ainda não têm previsão para terminarem, muito pelo contrário: existem mais passeatas e paralisações sendo planejadas através de todo o território. Muitos dos peruanos insatisfeitos pedem pelo adiantamento das eleições.