Artefatos antigos e que são de imenso valor cultural e histórico foram recuperados após uma investigação promovida pelas autoridades italianas
O Departamento de Proteção do Patrimônio Cultural da Arma dos Carabineiros de Florença recuperou e entregou à Superintendência de Arqueologia de Pisa e Livorno, nesta segunda-feira, 29, um total de 84 achados arqueológicos, os quais fazem parte de uma valiosa coleção composta por ânforas romanas e embarcações etruscas.
Essas peças, que são de imenso valor cultural e histórico, foram recuperadas após investigações que indicaram desvios, sendo localizadas no interior de um complexo imobiliário na província de Livorno.
Uma análise técnico-científica determinou que os artefatos remontam aos séculos 7 a.C. e 7 d.C. De acordo com informações da agência de notícias ANSA, estão entre os achados cerâmicas da região da Puglia e peças etruscas, muitas das quais são possivelvente provenientes de contextos funerários.
Vale ressaltar que há indícios de que a coleção possa ter sido adquirida de forma ilegal por um comprador entre as décadas de 1970 e 1980, levantando suspeitas sobre sua origem.