Mais lidas: O Museu do Ipiranga está passando por manutenções para o bicentenário da Independência
Neste ano, acontece o bicentenário da Independência do Brasil e para as comemorações dessa data, irá acontecer a reinauguração do Museu do Ipiranga, porém, não no dia 7 de setembro, que seria o dia oficial. A reinauguração acontecerá no dia 6 de setembro, um dia antes do esperado.
O governo estadual decidiu antecipar a data para evitar que a reabertura da instituição seja prejudicada por manifestações políticas. Sérgio Sá Leitão, secretário estadual da Cultura, contou à Folha de S. Paulo: "Estamos tomando todas as precauções para que o Museu do Ipiranga e o bicentenário possam ser celebrados sem nenhum tipo de mácula".
O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem convocado algumas manifestações de apoiadores em todo o país no dia 7 de setembro. No último dia 6, em Recife, o presidente disse: “Temos algo tão ou mais importante que a nossa vida, que é a nossa liberdade. A grande demonstração disso peço que seja explicitada no próximo dia 7 de setembro".
Cerca de 1.500 a 2.000 convidados estarão na reinauguração do Museu do Ipiranga, segundo Sá Leitão, incluindo representantes dos governos federal, estadual e municipal, além dos patrocinadores.
O museu será aberto para convidados no dia 6 às 18h30, e, depois de uma hora, vai receber um concerto da Orquestra da USP. Depois de alguns discursos, acontecerá um coquetel na esplanada, área em frente ao museu.