Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Papa Francisco: Médicos atualizam boletim médico do líder religioso

Equipe médica concedeu entrevista coletiva na manhã deste sábado, 21, com atualizações sobre estado de saúde do papa Francisco

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 22/02/2025, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Francisco, atual líder da Igreja Católica - Getty Images
Papa Francisco, atual líder da Igreja Católica - Getty Images

Na manhã deste sábado, 22, foi anunciado pela sala de imprensa da Santa Fé que o papa Franciscoteve uma noite tranquila durante a virada de sexta, 21, para hoje. O pontífice está internado há uma semana, em um hospital em Roma, para tratar um quadro de pneumonia

Durante cerca de quarenta minutos, uma coletiva de imprensa foi realizada no local, ao fim da noite de ontem, para falar sobre a saúde do líder da Igreja Católica. As informações foram fornecidas pelos médicos Sergio Alfieri, chefe da equipa que cuida do Papa, e Luigi Carbone, vice-diretor do serviço de saúde do Vaticano.

Boletim médico do Papa

Segundo a dupla, conforme repercute a Folha de São Paulo, o papa Francisco deverá ficar hospitalizado por, pelo menos, mais uma semana. Eles informaram que o pontífice não está "em perigo de morte", mas também não descartaram que ele está totalmente "fora de perigo".

Alfieri corroborou com a informação divulgada nesta semana de que o papa Francisco não está conectado a um ventilador respiratório. No entanto, reconheceu que o religioso está com dificuldades respiratórias e, como consequência, seus movimentos físicos estão limitados. 

O médico relatou que o líder da Igreja Católica está sentado em uma cadeira, de onde trabalha e segue com seu estilo bem-humorado. Ele relatou que um dos médicos o cumprimentou dizendo: "olá, Santo Padre". Francisco então respondeu: "olá, Santo Filho".

Por fim, ao serem questionados pelos jornalistas, os médicos disseram que a maior preocupação com a saúde do papa diz respeito a possibilidade de germes invadirem seu trato respiratório — eles poderiam entrar via corrente sanguínea e causar sepse (infecção generalizada)

Mas Sergio Alfieri manteve a confiança de que o papa Francisco irá deixar o hospital em algum momento e retomar suas atividades no Vaticano — apesar de seus problemas crônicos de saúde.