Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Papa Francisco consegue respirar seu ajuda de aparelhos, mas uso não está descartado

Fontes ligadas ao Vaticano disseram à agências de notícias que Francisco consegue respirar sem a ajuda de aparelhos, mas hospital não descarta o uso

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 19/02/2025, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O papa Francisco - Getty Imagens
O papa Francisco - Getty Imagens

Agências de notícias informam nesta quarta-feira, 19, que o papa Franciscoconsegue respirar sem a ajuda de aparelhos. Porém, o hospital que ele está internado não descartou o uso de respiração mecânica.

Segundo uma fonte ligada ao Vaticano disse à AFP, "O papa respira sozinho. Seu coração resiste muito bem". A mesma fonte relatou que o líder da Igreja Católica consegue se levantar e sentar em uma poltrona. A informação de que Francisco respira sem auxílio também foi confirmada à Reuters. 

A saúde do papa

Horas antes, o Vaticano já havia publicado uma atualização sobre o estado de saúde do pontífice, afirmando que Francisco teve uma "noite tranquila" no hospital. O papa está internado para tratar de um diagnóstico de pneumonia bilateral. Ainda hoje uma nova atualização sobre a saúde do pontífice deverá ser publicada. 

O papa Francisco está internado desde a última sexta-feira, 14, no hospital Gemelli. Ontem, 18, o Vaticano detalhou que o líder religioso, atualmente com 88 anos, enfrenta um quadro de pneumonia em seus dois pulmões. 

Na última segunda-feira, 17, um boletim médico descreveu que o quadro clínico do pontífice era complexo. O papa já vem enfrentado problemas de saúde no últimos anos, como gripes, dores ciáticas e até mesmo uma hérnia abdominal, que precisou de cirurgia em 2023. 

Por conta do procedimento, recorda o G1, ele teve pleurisia, ocasionando uma dor no peito e dificuldade para respirar — o que culminou com a remoção de parte de seu pulmão.