Em reunião realizada nesta segunda-feira, 9, o pontífice declarou pensar "nas várias crises políticas em diversos países do continente americano", incluindo o Brasil
O papa Franciscofez um alerta sobre o enfraquecimento da democracia em países da América Latina durante encontro com o corpo diplomático estrangeiro, realizado nesta segunda-feira, 9, no Vaticano.
A ocasião, que conta com a presença de embaixadores de todo o mundo, é o momento em que o líder religioso fala acerca de suas prioridades políticas, bem como sobre a posição do Vaticano em relação aos temas de diplomacia. Como informou o portal de notícias UOL, hoje, o tema em destaque foi o enfraquecimento da democracia.
Conforme declarou o pontífice, o problema ocorre em meio ao aumento da polarização política e social, que em nada ajudam em melhorar a vida das populações ao redor do mundo.
"Penso nas várias crises políticas em diversos países do continente americano, com a sua carga de tensões e formas de violência que exacerbam os conflitos sociais", declarou o líder da Igreja Católica, que citou três países que presenciaram momentos de tensão política recentemente: Peru, Haiti e Brasil.
"Sempre é preciso superar as lógicas parciais e trabalhar pela construção do bem comum", afirmou Francisco. Mais de 50 governos já demonstraram preocupação com o Brasil nas últimas horas, em razão dos ataques promovidos por bolsonaristas radicais contra a democracia brasileira.