Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa

Papa critica legalização das drogas: 'traficantes são assassinos'

Fala do líder da Igreja Católica se deu no contexto do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado nesta quarta-feira, 26

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 26/06/2024, às 09h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do Papa Francisco - Getty Images
Imagem do Papa Francisco - Getty Images

O papa Francisco criticou a legalização das drogas e chamou traficantes de "assassinos" durante sua audiência semanal na praça de São Pedro, no Vaticano, realizada nesta quarta-feira, 26. A fala se deu no contexto do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, que ocorre hoje.

"A redução da dependência de drogas não pode ser alcançada através da liberalização do seu consumo, isto é uma ilusão, como foi proposto por alguns, ou já implementado, em alguns países. Se for liberalizada o consumo será maior", disse o líder da Igreja Católica, segundo informações do Estadão.

O pontífice enfatizou a necessidade de se ensinar aos jovens os "valores que constroem a vida pessoal", acrescentando também o oferecimento de suporte às pessoas já viciadas.

"Não podemos ignorar as intenções e más ações dos distribuidores e traficantes de drogas. Eles são assassinos", afirmou Francisco, chamando-os de "traficantes da morte". Ele destacou que os traficantes, movidos pela lógica do poder e do dinheiro a qualquer custo, espalham violência, sofrimento e morte, exigindo um ato de coragem de toda a sociedade.

Impacto ambiental

O papa também ressaltou, na ocasião, o impacto ambiental da produção e tráfico de drogas, especialmente na bacia amazônica. O religioso, porém, não diferenciou entre drogas "pesadas" como cocaína e "leves" como maconha, que é legalizada em vários países para uso recreativo.