Informação foi dada após o início da 'operação militar especial' da Rússia na Ucrânia
Jens Stoltenberg, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico, ou Otan, disse, durante uma coletiva nesta quinta-feira, 24, que o bloco não irá enviar tropas até a Ucrânia. O diplomata disse que militares só serão enviados para a região leste dos territórios de países membros da Otan.
Stoltenberg disse: "Já aumentamos e estamos aumentando a presença de tropas da Otan na parte leste da aliança. "Não temos tropas da Otan na Ucrânia e não temos planos de enviar tropas da Otan para a Ucrânia". As informações são do portal de notícias UOL.
O secretário-geral completou a fala, ao explicar que as ações da Rússia ainda assim serão respondidas pelo bloco: "Instamos a Rússia nos termos mais fortes a abandonar o caminho de violência e agressão que escolheu. Os líderes da Rússia devem assumir total responsabilidade pelas consequências de suas ações.”
O diplomata também destacou que os parceiros e aliados do bloco buscaram fazer esforços diplomáticos para entrar em diálogo com a Rússia, fazendo diversas propostas para tentar aumentar a segurança dos países presentes na região, mas não tiveram sucesso.