Órgão dos Estados Unidos revelou na segunda-feira, 3, a morte de um membro sênior do grupo antes conhecido como ISIS
Na última segunda-feira, 3, o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) divulgou um comunicado informando o público da morte de Khalid Aydd Ahmad al-Jabouri, um dos líderes do Estado Islâmico — grupo fundamentalista islâmico anteriormente conhecido como ISIS.
O membro de alto escalão da milícia, que segundo a nota teria no passado estado envolvido com o planejamento de uma série de ataques terroristas na Europa, veio a óbito durante uma operação unilateral norte-americana realizada na Síria.
O ISIS continua a representar uma ameaça para a região e além. Embora degradado, o grupo continua capaz de conduzir operações na região com o desejo de atacar além do Oriente Médio", alertou na mensagem o general Erik Kurilla, que comanda o CENTCOM, de acordo com a CNN.
A execução de al-Jabouri, neste contexto, teria abalado temporariamente o grupo fundamentalista. O Comando Central dos EUA ainda acrescentou que nenhum civil foi ferido como resultado de sua investida militar.
Vale lembrar que, em fevereiro deste ano, o governo norte-americano foi capaz de assassinar um outro líder do Estado Islâmico, Hamza al-Homsi, em uma explosão. Na ocasião, porém, quatro oficiais estadunidenses e um cachorro acabaram feridos por estarem muito perto do local de detonação.