A estrela de 'Grease' chegou a mobilizar buscas pelo companheiro, mas se casou após constatação errônea
Em 30 de junho de 2005, Patrick McDermott saía para praticar pescaria pela noite, usando um barco na costa de Los Angeles, na Califórnia, EUA. O rapaz, na época com 48 anos, era conhecido na região, que abriga o polo do cinema, Hollywood. Ele trabalhava como cinegrafista e, há cerca de 9 anos, se relacionava com a lendária atriz Olivia Newton-John, estrela de filmes consagrados internacionalmente.
Naquela data, o homem não retornou para a residência, sendo dado como desaparecido pelos outros 22 tripulantes do barco de pesca e mobilizando a companheira a criar uma grande campanha de buscas. Nos dias seguintes, a Guarda Costeira dos Estados Unidos localizou deus documentos, chaves do carro e até o próprio veículo estacionado perto de onde embarcou, mas não o rapaz.
Em nota, o Serviço de Investigação do órgão concluiu que nenhum sinal de ação criminosa ou acidente foi encontrado, encerrando a investigação em 15 de setembro de 2006, sem concluir se Patrick havia falecido ou não. Ao levar em conta que ele poderia estar perdido no mar, não poderia resistir a tanto tempo sem recursos naturais, sendo considerado morto.
Durante os anos de busca, Olívia chegou a contratar investigadores particulares com recursos do próprio bolso, além de criar um website para o envio de pistas ou qualquer informação que possibilitasse o encontro do companheiro.
No entanto, a confirmação do óbito foi um balde de alguma fria nessas esperanças da atriz consagrada, que optou por cessar as buscas e seguir a vida. Assim fez, conhecendo um novo companheiro, o magnata John Easterling, e posteriormente, se casando.
Mesmo com o fim das buscas por parte de Olívia, outras pessoas se interessavam pelo desaparecimento do ex-companheiro da atriz, principalmente depois de descobrir que ele se tornou procurado da Justiça norte-americana, conforme repercutido pela Associated Press, diante da falta de pagamento de pensão alimentícia acumulando um débito. O El País também repercutiu que ele declarou falência nos anos 2000 ao mais de 30.000 dólares.
Uma das buscas obteve êxito; o veículo norte-americano Dateline recebeu pistas, no ano de 2016, sobre um homem com características compatíveis, contratando investigadores profissionais para solucionar o 'mistério'.
Desta vez, o fato foi consumado com o encontro do homem em uma pequena cidade do México já casado com uma mulher alemã e usando dados distintos de seus registros nos Estados Unidos, como relatou o Associated Press
Os detetives notaram que um endereço de IP partindo do município de Puerto Vallarta buscava notícias sobre Patrick com certa frequência, dando as coordenadas por geolocalização, como informou o jornal El País.
Contudo, o homem não foi receptivo ao ser encontrado, ordenando que parassem de procurá-lo e que não daria nenhum tipo de declaração.