O leilão do retrato "Shot Sage Blue Marilyn", de 1964, é um dos mais aguardados da temporada
Uma obra feita por Andy Warhol em 1964 que retrata Marilyn Monroe pode se tornar a arte mais cara do século 20 na nova temporada de leilões em Nova York em um evento que acontece nesta semana na casa de leilões Christie's.
"Shot Sage Blue Marilyn" está estimado em 200 milhões de dólares, medindo 1x1 metro. A peça é um dos vários retratos pop art feitos por Warhol na época após a morte da artista em agosto de 1962.
Para Joan Robledo-Palop, colecionador e presidente da galeria de arte contemporânea Zeit, em Nova York, “as expectativas [para a temporada de leilões] são sem precedentes”, conforme disse à AFP.
Alex Rotter, que cuida da parte das artes dos séculos 20 e 21 da casa de leilões Christie's, afirmou que o retrato de Marilyn é "a pintura mais importante do século 20 a ser leiloada em uma geração".
O título de pintura mais cara do século 20 está com "As Mulheres de Argel", de Pablo Picasso, desde 2015, quando foi vendida a US$ 179,4 milhões. Warhol alcançou o valor mais elevado de 104,5 milhões com "Silver Car Crash" (Double Disaster) em 2013.