Casa de leilões irá vender um raríssimo selo norte-americano; especialistas estimam que o artefato será arrematado por milhões de dólares
No próximo mês de junho, a Galerias de Leilões Robert A. Siegel irá realizar uma venda que deve chamar a atenção de muitos colecionadores: o estabelecimento irá leiloar o mais raro selo da história dos Estados Unidos.
O artefato é chamado de Franklin Z-Grill e tem o formato de uma moeda de um centavo. Ele é datado de 1868, e chama a atenção pelo fato de existirem apenas duas cópias dele no país, conforme repercutido pela CNN.
O outro selo deste modelo, por sua vez, já pertence à Biblioteca Pública de Nova York. Por esse motivo, os especialistas da casa de leilões acreditam que o selo apenas será vendido para um comprador que desembolse entre 4 e 5 milhões de dólares (ou entre 20 e 25 milhões de reais, na cotação atual).
É considerado o troféu de colecionar selos dos Estados Unidos (...) Há apenas um. Se você quiser se gabar, esse é o selo", afirmou Charles Shreve, o diretor da Galerias de Leilões Robert A. Siegel, ainda de acordo com a CNN.
O valor do artefato é explicado devido ao padrão único gravado em seu papel. Ele remonta a um período em que os Correios dos EUA tinham medo de que as pessoas reutilizassem selos, o que poderia diminuir seus lucros, de forma que tomou medidas para impedir a prática.
Sua estratégia consistia no corte de pequenas reentrâncias no papel do selo. Quando ele era utilizado, a tinta preenchia essas fissuras, fazendo com que sua limpeza para reutilização fosse muito difícil.