O ato de vandalismo nas paredes do Coliseu aconteceu no fim do mês de junho
No final de junho, um turista identificado como IvanDimitrov, morador da cidade de Bristol, no Reino Unido, ao visitar o Coliseu, em Roma, na Itália, praticou um ato de vandalismo nas paredes do monumento. Naquela ocasião, Ivan rabiscou seu nome e de sua namorada no local, o que configurou no inscrito “Ivan + Hayley 23”.
Um turista foi flagrado escrevendo com uma chave o nome da namorada em um muro do Coliseu de Roma, Itália. O vandalismo foi cometido no último domingo (26/6). 😡😡😡 Lamentável!! pic.twitter.com/6OgqL026Rd
— arquitetapage.com.br ✏️ (@arquitetapage) June 26, 2023
Com o desenrolar do caso, na última quarta-feira, 5, o turista, conforme repercutiu o portal de notícias G1 com informações da mídia italiana, pediu desculpas aos cidadãos italianos sob a justificativa de não saber que o Coliseu se tratava de uma construção tão antiga.
Em carta para o prefeito de Roma, RobertoGualtieri, conforme reportou o jornal Il Messaggero, o turista teria escrito: “Admito com profundo constrangimento que só depois do lamentável ocorrido vim a saber da antiguidade do monumento".
No documento, ele também completou:
Consciente da gravidade do ato cometido, com estas linhas desejo dirigir minhas mais sinceras e sinceras desculpas aos italianos e ao mundo inteiro pelos danos causados a um bem que, de fato, é patrimônio de toda a humanidade”.
O ministro da Cultura italiano, Gennaro Sangiuliano, comentou sobre a ação do homem no monumento construído entre os anos 70 e 80 d.C.: "Este ato foi ofensivo para todos ao redor do mundo que apreciam o valor da arqueologia, monumentos e história".
Para o The Independent, o major Roberto Martina, um porta-voz da polícia italiana, disse que Ivan Dimitrov parece expressar "sincero remorso" acerca dos atos que ele praticou no monumento histórico.