Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

O que se sabe sobre carruagem encontrada em tumba de príncipe na Itália

Datada do século 7 a.C., tumba da "Necrópole de Corinaldo" pertenceu a membro da realeza do antigo povo picente; entenda!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 31/07/2024, às 13h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antigo capacete bem preservado encontrado em tumba do século 7 a.C. - Reprodução/Facebook/Città di Corinaldo
Antigo capacete bem preservado encontrado em tumba do século 7 a.C. - Reprodução/Facebook/Città di Corinaldo

Durante escavações na Necrópole de Corinaldo — que em 2018 havia rendido a descoberta da "Tumba do Príncipe de Corinaldo", datada do século 7 a.C. —, localizada na comuna de mesmo nome na região central da Itália, arqueólogos descobriram recentemente uma carruagem e um "prestigioso conjunto de objetos de bronze". Além disso, pesquisadores sugerem que o túmulo deve ser de um membro da realeza picente.

Segundo a Revista Galileu, os picentes (também chamados de picentinos) foram um antigo povo que viveu na região do Picenum, na costa do mar Adriático — cercados pelos rios Foglia e Aterno, além da cordilheira dos Apeninos —, entre os séculos 9 a.C. e 3 a.C..

Uma série de registros históricos apontam que os picentes mantinham vínculos, na época, com os etruscos. Porém, isso mudou após a incorporação de ambos pela campanha de integração da República Romana.

Descoberta

Recentemente, arqueólogos do Projeto ArcheoNevola — liderados por Cecilia Carlorosi e Ilaria Venanzoni — descobriram, em uma grande vala circular com 30 metros de diâmetro originalmente, um sepultamento notavelmente especial.

Com um diâmetro original de cerca de 30 metros, a tumba possui quase 8 m², e um formato quadrangular. Mas o que chama ainda mais atenção é que lá foram encontrados mais de 150 objetos de valor arqueológico.

Tumba do Príncipe de Corinaldo, escavada na Itália / Crédito: Reprodução/Facebook/Città di Corinaldo
Artefatos escavados na tumba / Crédito: Reprodução/Facebook/Città di Corinaldo
Recipiente escavado na tumba / Crédito: Reprodução/Facebook/Città di Corinaldo

Conforme um comunicado publicado no Facebook pela Prefeitura de Corinaldo, entre os achados, "destaca-se a presença de uma carruagem de duas rodas e de um prestigioso conjunto de objetos de bronze, entre eles um capacete, um caldeirão e numerosos recipientes finamente decorados".

No comunicado, é descrito que vários dos objetos encontrados na tumba — como um machado de ferro para carnes, e cerâmicas para servir comida e bebida — se relacionam a banquetes, o que pode sugerir que, durante aquele enterro, ocorreu algum tipo de ritual. Além disso, não bastasse o ritual ser respeitado, os itens sugeriam que aquela figura teria prestígio "da mais alta ordem".

Vale mencionar que "Corinaldo pode ostentar o título de ‘Terra dos Príncipes’", conforme explica, ainda na nota, o prefeito Gianni Aloisi. "Uma descoberta que confirma o valor histórico e cultural da área arqueológica de Nevola que nos permitirá conhecer, e talvez reescrever, a história de nossa comunidade".