Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

O que se sabe sobre as 12 luas descobertas em Júpiter

O gigante gasoso passou Saturno como o planeta com mais satélites naturais em nosso sistema solar

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/02/2023, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de Júpiter tirada pelo telescópio Hubble. Imagem completa disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hubble_Takes_Close-up_Portrait_of_Jupiter.png - Divulgação/NASA, ESA, and A. Simon (GSFC)/Creative Commons
Foto de Júpiter tirada pelo telescópio Hubble. Imagem completa disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hubble_Takes_Close-up_Portrait_of_Jupiter.png - Divulgação/NASA, ESA, and A. Simon (GSFC)/Creative Commons

Júpiter teve 12 novas luas descobertas, desbancando Saturno como o planeta com mais satélites naturais do sistema solar. Agora, o gigante gasoso tem 92, enquanto seu vizinho com os anéis tem 83. 

Algumas das novas luas foram descobertas em 2021 pelo telescópio Subaru, do Havaí. As outras foram identificadas em agosto de 2022 pela Dark Energy Camera, do telescópio chileno Blanco, do Observatório Interamericano Cerro Tololo.

Essas luas ainda não foram nomeadas pelos especialistas, contudo, o estudo do astrônomo Scott Sheppard mostra que elas já foram inseridas em uma lista do Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional. Esses satélites foram encontrados por acaso, já que a pesquisa principal desses cientistas é procurar planetas que estejam no sistema solar externo, depois de Plutão.

Que luas são essas?

Os novos satélites encontrados têm entre 1 e 3 quilômetros, e eles se movem na mesma velocidade que o planeta. Essa característica não se repete com objetos que estão distantes do sistema solar. As informações são do Tilt UOL.

As observações demoraram mais de 1 ano para serem confirmadas, e foram validadas usando o telescópio Magalhães, no Chile. Sheppard espera poder encontrar mais satélites naturais tanto de Júpiter quanto de Saturno, já que, como o astrônomo explica, esses planetas têm diversas luas pequenas que podem ser fragmentos de luas maiores ou cometas e asteroides.

Os pesquisadores esperam por fotos mais próximas das luas. Esse desejo será provavelmente realizado nos próximos anos, já que a Agência Espacial Europeia vai enviar uma sonda espacial a Júpiter em abril e a NASA planeja lançar, em 2024, a missão Europa Clipper, para estudar a lua Europa do gigante gasoso. Esse satélite pode abrigar um oceano debaixo de sua crosta congelada, e a missão vai investigar isso.