O aeroporto de Catânia, na Sicília, suspendeu suas operações devido à erupção do Etna, o maior vulcão ativo da Europa
Nesta terça-feira, 23, o aeroporto de Catânia, na Sicília, Itália, suspendeu suas operações devido à erupção do Etna, o maior vulcão ativo da Europa. As cinzas afetaram o espaço aéreo.
"Etna: devido às erupções e emissão de cinzas, as operações de voo foram suspensas", informou a conta do aeroporto em publicação na rede X. A mensagem também incluiu uma foto do vulcão, destacando a "atividade vulcânica em curso, alta intensidade" e que as operações normais serão retomadas assim que a queda de cinzas cessar.
Em nota, o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) relatou inicialmente uma coluna de cinzas a 8 quilômetros de altitude, mas depois esclareceu que as emissões estão agora restritas acima do vulcão.
⚠ETNA: a causa dell’attività eruttiva e dell’emissione di cenere è stata predisposta la sospensione delle operazioni di volo. Seguiranno aggiornamenti sulla riapertura della pista. I passeggeri sono pregati di contattare la compagnia aerea per informazioni riguardo il volo. pic.twitter.com/Gvaq63XwM5
— Aeroporto di Catania (@CTAairport) July 23, 2024
A Silícia, maior ilha do Mediterrâneo, é um destino turístico popular na Itália e lida com milhões de visitas anualmente.
O Etna, por sua vez, está situado na costa leste da ilha. O vulcão tem experimentado uma intensa atividade nos últimos cinco anos. Embora o ele entre em erupção frequentemente, a lava não alcançou áreas urbanas desde o século XIX.
🔴 #ÚltimaHora
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) July 23, 2024
Impressionante erupção na cratera Voragine do vulcão #Etna (#Sicília), Itália.
📹 #Naturepic.twitter.com/uwYBMvF3dE