Temporais no Rio Grande do Sul já deixaram ao menos 100 mortos e 128 desaparecidos, além de milhares de desabrigados
O nível do Guaíba caiu para 5,08 metros de altura às 10h15 de hoje, 20 centímetros a menos do que o registrado 24 horas antes. O evento, no entanto, é acompanhado de uma nova previsão de chuva forte no Rio Grande do Sul a partir da sexta-feira, 10. As informações partem dos relatórios do Ceic (Centro Integrado de Coordenação de Serviços) de Porto Alegre.
Apesar do recuo, o Guaíba permanece mais de 2 metros acima do limite de inundação. — e tudo indica que ainda levará dias para que o nível das águas retorne a patamares seguros.
Os temporais já deixaram pelo menos 100 mortos e 128 desaparecidos. De acordo com o portal de notícias UOL, mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas enchentes, com 163 mil desalojadas. No total, 417 dos 497 municípios gaúchos, o equivalente a 83,9% deles, foram impactados pelas fortes chuvas.
A Defesa Civil recomenda que os moradores resgatados ainda não retornem às suas casas inundadas, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre, pois essas áreas afetadas ainda estão sob alto risco, sujeitas a movimentos de massa e transmissão de doenças.