Medição foi realizada na manhã desta sexta-feira, 10, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, atingiu a marca de 4,74 metros pela primeira vez desde o último sábado, 4, conforme medição realizada na manhã desta sexta-feira pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá.
De acordo com o portal O Globo, esse índice coloca o nível da água abaixo do recorde registrado durante a última grande enchente no Rio Grande do Sul, em 1941, quando o pico da enchente alcançou 4 metros e 76 centímetros.
Apesar dessa diminuição, o nível ainda está consideravelmente acima da cota de inundação, que foi ultrapassada na semana passada. Desde então, a cidade tem enfrentado uma situação desafiadora, com a maioria dos bairros enfrentando cortes de energia, falta de acesso à internet, escassez de mantimentos e água, o que tem levado muitos moradores a se deslocarem para áreas menos afetadas pelas chuvas, como as cidades do litoral.
A prefeitura conseguiu religar, na terça, algumas estações de tratamento de água que fornecem água para a capital. Nesse dia, o serviço foi restabelecido nas unidades São João e Menino de Deus. Apesar disso, a cidade continua em estado de alerta de "inundação severa".