A explosão aconteceu na última segunda-feira, 2, no sul da Nigéria
Na última segunda-feira, 2, uma explosão em uma refinaria ilegal de petróleo no sul da Nigéria deixou, pelo menos, 37 mortos, conforme informado pelas autoridades. Dentre as vítimas que morreram queimadas, encontravam-se duas mulheres grávidas.
Na ocasião, a maioria dos corpos daqueles presentes ficaram completamente queimados, o que faz com que os moradores próximos ao local do ocorrido acreditem que o número de mortes possa sofrer um aumento. Além disso, algumas testemunhas comentaram que muitas pessoas se feriram.
Nesta terça-feira, 3, foi confirmado pela polícia o incidente, porém as autoridades de segurança ainda não forneceram mais detalhes sobre a tragédia. Vale destacar que, na região, a refinação ilegal é algo comum. Nesta prática, as pessoas recorrem aos oleodutos para produzirem combustível e vender com lucro.
JUST-IN: 2 Pregnant Women, 15 Others Killed In Rivers Pipeline Explosion #Newshttps://t.co/G18E0Vi6lKpic.twitter.com/gwTD2uLytQ
— LEADERSHIP NEWS (@LeadershipNGA) October 2, 2023
O refino ilegal de petróleo, além de já ter proporcionado acidentes fatais, poluiu uma área do país já afetada por derramamentos de óleo em riachos, lagoas e terras agrícolas. No ano passado, em abril, mais de 100 pessoas morreram após uma explosão em uma refinaria do tipo. Essa atividade se torna atraente para as pessoas, uma vez que, no Delta do Níger, há muita pobreza e desemprego.