Em entrevista, o músico Nick Cave relembrou as mortes dos filhos e admitiu sentir culpa; ele também explicou como lidou com o luto
Em entrevista, o músico Nick Cave relembrou um dos momentos mais difíceis de sua vida: a morte de dois de seus filhos.
Durante conversa com o The Guardian, Cave admitiu que ainda se culpa pelo que aconteceu com Arthur e Jethro.
"Eu acho que é algo que as pessoas que perdem filhos sentem [culpa], independentemente da situação, simplesmente porque uma das únicas coisas que você supostamente deve fazer é não deixar seus filhos morrerem", afirmou ele ao The Guardian. "Esqueça isso. A única coisa que você deve fazer é proteger seus filhos".
Arthur, fruto do casamento com Susie Cave, morreu em 2015. Ele tinha 15 anos quando caiu de um penhasco sob efeito de LSD. Já Jethro, do casamento com Beau Lazenby, morreu em 2022, quando tinha 31 anos.
"Olha, é extremamente difícil falar sobre isso, mas uma das coisas que costumava me preocupar muito é que Arthur, onde quer que ele esteja, se estiver em algum lugar, de alguma forma entenda o que seus pais estão passando por causa de algo que ele fez, e que sua condição de culpabilidade não é muito diferente da minha. E acho que essa é a razão por trás de muitas das coisas que faço. É para dizer que está tudo bem. Quero dizer, não está tudo bem, mas estamos bem. Estamos bem. Acho que a Susie também sente isso", explicou ele na entrevista.
O artista também explica que a exposição pública de sua vida dificultou o processo de luto.
"Isso me impediu de fechar completamente as janelas, trancar as portas e simplesmente viver nesse mundo sombrio". Ele também explicou que ter perdido Arthur anos antes significou que "sabia que poderia passar por isso".
Felizmente, Cave encontrou conforto no Red Hand Files, um site no qual se comunica com fãs. Lá, encontrou apoio de admiradores.
"Foi algo realmente extraordinário. E essa atenção, e senso de comunidade, foi extremamente útil para mim. Acho que as pessoas geralmente estão sozinhas com esse tipo de coisa. Susie conheceu alguém cujo filho havia falecido sete anos antes e ela ainda não tinha conversado com o marido sobre isso. Essas pessoas estão completamente sozinhas e talvez cheias de raiva. Então, não posso enfatizar o suficiente que estive em uma posição extraordinariamente privilegiada nesse sentido", disse ele.
Hoje, Nick diz que é simples em relação à vida. Ele também é pai de Earl e Luke. O último é filho da brasileira Viviane Carneiro.
"Sou bastante simples em relação às coisas. Isso diz algo aos meus filhos que morreram, que eu posso aproveitar minha vida agora. É o que eles gostariam. Acho que agora temos um relacionamento mais suave com o mundo", destacou ele.