Iris Dena e Iris Makran são dois navios de guerra iranianos que estão atracados no Rio de Janeiro desde o último domingo, 26
Desde o último domingo, 26, dois navios de guerra iranianos se encontram atracados na cidade do Rio de Janeiro, onde devem permanecer até o próximo sábado, 4. As embarcações, pertencentes à Marinha da República Islâmica do Irã desde 2021, carregam consigo diversas armas de guerra, de acordo com o UOL.
Os navios se encontram em terras brasileiras porque, em outubro de 2022, a frota naval do Exército iraniano iniciou uma missão para dar a volta ao mundo. A chegada deles no Brasil foi autorizada pelo vice-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, vice-chefe do Estado-Maior da Armada, divergindo da vontade de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos.
Por oportuno, no que diz respeito ao desembarque da tripulação e convívio social, esses estarão sujeitos às normas sanitárias locais vigentes em conformidade com as condições epidemiológicas na ocasião da visita", informou o vice-almirante em nota no Diário Oficial.
Iris Dena é o menor dos navios de guerra iranianos atracados na costa brasileira, com 94 metros de comprimento e 11 de largura. Ele, por sua vez, é fortemente equipado com as mais diferentes armas, como mísseis antinavio, torpedos e canhões navais.
Ao todo, possui diferentes tipos de mísseis, quatro de canhões e dois lançadores de torpedos "tubarões" e um radar que protege o redor do navio. Ele também é capaz de pesquisar, detectar, monitorar e até destruir alvos aéreos, de superfície e até mesmo subterrâneos.
Porém, apesar disso tudo, sua característica operacional mais importante é que a cabine de comando pode até mesmo controlar a decolagem e pouso de um helicóptero.
Já o segundo navio, Iris Makran, é considerado a maior embarcação militar iraniana, com 228 metros de comprimento e 42 de largura, servindo principalmente como apoio a outros navios. Menos equipado que o primeiro, pode acomodar cinco helicópteros em seu convés e tem como função principal atender as necessidades da Marinha do Irã, como o transporte de combustível, água e alimentos.
Ao todo, pode acomodar até 80 mil toneladas de combustível e 20 mil toneladas de água, o que lhe permitiria dar a volta ao mundo em 93 dias, por até 10 vezes sem precisar voltar para a costa. Além disso, conta com plataformas de lançamento de contêineres de mísseis, seis posições de artilharia defensiva e sistemas de guerra eletrônica instalados.