Antony Gael superou significativamente o intervalo normal para recém-nascidos, entre 2,5 e 4 kg, e surpreendeu a todos os médicos em Quixeramobim
No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), localizado em Quixeramobim, interior do Ceará, ocorreu um nascimento fora do padrão habitual. Antony Gael, recém-nascido que pesou 5,1 kg, surpreendeu a equipe médica ao apresentar um peso que ultrapassa significativamente o intervalo normal para recém-nascidos, geralmente entre 2,5 e 4 kg. Este fenômeno é conhecido na medicina como macrossomia.
Antony Gael é o terceiro filho de Daniela Barbosa Nobre, agricultora residente em Quixeramobim. A gestação de Daniela foi monitorada atentamente pela equipe de obstetrícia do HRSC e culminou em um parto cesariano bem-sucedido no dia 24 de outubro. Tanto mãe quanto filho receberam alta hospitalar dois dias após o nascimento, sem complicações no pós-parto.
+ Americana supera recorde de 'maior doação de leite materno por um indivíduo'
Daniela relatou que seus dois filhos anteriores nasceram com pesos dentro da média, mas já tinha a expectativa de que Antony seria maior, devido aos sintomas experimentados nos últimos meses da gravidez.
A partir do sétimo mês eu estava me sentindo muito cansada. Não podia fazer nada que eu me cansava. A barriga ficou enorme", declarou a mãe ao g1.
A macrossomia pode ser atribuída a fatores genéticos e está frequentemente associada à predisposição materna ao diabetes, conforme explicou o pediatra Paulo Fernandes do HRSC.
Em casos onde o pré-natal identifica bebês com pesos acima do usual, o procedimento recomendado é a realização do parto por cesariana para garantir a segurança tanto da mãe quanto da criança.
Paulo Fernandes destacou ainda a importância de um acompanhamento médico rigoroso após o nascimento de bebês com macrossomia. "É necessário ser acompanhado por um pediatra e por um nutricionista", afirmou.
+ ‘Não esperávamos que ele fosse tão grande’, diz casal canadense após o nascimento de seu bebê
O HRSC é uma unidade referência para partos de média e alta complexidade na região, segundo Cris Ângela, enfermeira obstétrica e coordenadora da unidade. Ela enfatizou a importância de identificar as causas por trás do peso elevado ao nascer e adaptar os cuidados pós-natais conforme necessário.
Entre as medidas adotadas estão o monitoramento da glicemia, incentivo à amamentação, controle das mamadas e fornecimento de fórmulas específicas para atender às necessidades nutricionais dos bebês.