Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guinness World Records

Nadador suíço bate recorde nadando 100 metros sem respirar em lago congelado

Um veterano de mergulho livre, o suíço Peter Colat, de 52 anos, realizou a natação mais longa sob gelo prendendo a respiração; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 06/07/2024, às 12h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias de Peter Colat durante execução do recorde - Divulgação/Guinness World Records
Fotografias de Peter Colat durante execução do recorde - Divulgação/Guinness World Records

Recentemente, o mergulhador suíço Peter Colat, de 52 anos, superou os limites de qualquer um depois de concluir o que foi considerada a "natação mais longa sob o gelo prendendo a respiração", conforme o Guinness World Records. Ele foi capaz de nadar por mais de 100 metros sem respirar e nas águas do lago congelado de Vilsalpsee, na Áustria.

Considerado um veterano na categoria de mergulho livre, Peter Colat já venceu 16 campeonatos na Suíça, e 5 grandes competições internacionais. Nessa modalidade, vale mencionar, não são utilizados equipamentos de oxigênio pelos mergulhadores debaixo d'água.

E ele também já era conhecido no próprio Guinness: em 2008, conquistou o título de maior tempo de respiração presa debaixo da água, recorde esse que ainda superaria em 2010 e, por fim, em 2011, totalizando 21 minutos e 33 segundos sem respirar.

Agora, porém, o desafio ia além de ter fôlego. Ao Guinness, Colat disse que os dois títulos que tentou recentemente foram os mais desafiadores, enfrentando não só um longo percurso, mas também águas congelantes sem auxílio de equipamento para respirar ou mesmo de proteção térmica. Para o primeiro título, a ideia era usar apenas seus shorts de banho; para o segundo, com o auxílio de nadadeiras.

Um detalhe relevante, de acordo com a Revista Galileu, é que a água fria reduz consideravelmente o tempo que uma pessoa suporta prender a respiração. Ainda assim, para a tentativa, foram abertos dois buracos no gelo, que permitiam ao nadador entrar e sair da água, e algumas saídas adicionais a cada 25 metros, como uma precaução para o caso de ele precisar sair antes do objetivo. Além disso, também havia uma equipe de mergulhadores de segurança para fornecer qualquer assistência necessária.

+ Bombeiro bate recorde mundial de corrida mais longa com o corpo em chamas

Peter Colat e equipe que o auxiliou no recorde / Crédito: Divulgação/Guinness World Records

Recorde

Após as tentativas, Colat levou para casa consigo a realização de ter alcançado dois novos recordes. Na primeira tentativa, apenas com os shorts de banho, ele nadou 106,25 metros sob as águas congeladas, superando com louvor o recorde anterior de 25 metros; já na segunda, com as nadadeiras, ele percorreu 114,2 metros, quase 4 metros a mais que o último recorde do tipo.

Ao Guinness, o mergulhador relatou que para alcançar a marca, "o mais importante é não perder o foco". Ele ainda contou que sempre se preparou, prendendo a respiração todos os dias em água gelada, durante meses, para se adaptar bem ao desafio.

"Queria ter um bom final para minha carreira. Estou muito orgulhoso que tudo deu certo e o esforço valeu a pena", declarou, por fim. "Você só pode quebrar recordes como esses se você se preparar seriamente e treinar duro. Você também precisa de uma ótima equipe e uma família que te apoie. Sem essa base, não é possível quebrar recordes".