Quando exposta ao elemento, a mulher fica com as partes do corpo atingidas irritadas
A influenciadora Flávia Leonel Santana teve uma descoberta um tanto curiosa quando tinha 14 anos. Ao tomar banho, a jovem sentia uma irritação em sua pele, que, naquela época, ela acreditava ser ocasionada pelos produtos de higiene pessoal que utilizava. Mas, conforme repercutido pela Folha de S.Paulo com informações da BBC, Flávia não viu diferença em sua condição ao fazer a mudança.
Na ocasião, a jovem até readaptou sua alimentação, mas foi somente em um dia de chuva que ela tomou mais atenção de seu caso, e começou a desconfiar ter alergia a um elemento comum no cotidiano: água.
Então, ela resolveu marcar uma dermatologista e levar sua suposição para a sua médica, em que ela comentou:
Eu nem sabia que existia esse tipo de alergia. Quando cheguei na médica já falei sobre a minha desconfiança e após o teste de alergia ficou comprovado que eu tinha urticária aquagênica. Foi uma surpresa porque até então eu nunca tinha tido alergia à água e ninguém da minha família tem essa condição também".
Apesar de consumir água normalmente, ela relata que as irritações corporais surgem quando, por exemplo, ela é exposta ao suor e ao chorar. Ainda, nenhum medicamento testado pela influencer surtiu efeito em sua alergia. Além disso, segundo comentado por ela, os médicos disseram que a urticária surgiu de maneira repentina, e pode sumir do mesmo modo.
A urticária aquagênica é uma reação alérgica que a pele do corpo reage ao entrar em contato com qualquer tipo e temperatura de água. A condição deixa marcas avermelhadas, inchaços, e coceiras intensas nas regiões atingidas. Além disso, como a maioria das alergias, bolinhas podem aparecer na região irritada.