A Síndrome de Takotsubo, também conhecida como "síndrome do coração partido", afeta pessoas que passam por um estresse repentino e severo
Sharon e Wayne Dann, de Warwickshire, na Inglaterra, foram casados por quase uma década e consideravam um ao outro como sua “alma gêmea”. Quando Wayne foi diagnosticado com câncer terminal, Sharon não suportou a notícia e faleceu devido à Síndrome de Takotsubo, comumente conhecida como “síndrome do coração partido”. Em um relato emocionante, a filha de Sharon revelou que seu pai também faleceu em abril, três dias após a morte de sua mãe.
Em outubro de 2023, Wayne, que já havia enfrentado radioterapia para tratar um câncer na virilha, recebeu a notícia de que a doença havia se espalhado para os pulmões, exigindo uma cirurgia. Contudo, os médicos não conseguiram remover o tumor durante o procedimento, e em fevereiro, ele foi diagnosticado com sarcoma, uma forma rara de câncer que afeta os ossos e o tecido conjuntivo.
O início da quimioterapia era iminente, porém, em março, a saúde de Wayne se deteriorou rapidamente, levando-o para o hospital. Durante sua internação, Sharon permaneceu ao seu lado, se recusando a deixar sua cama por seis dias consecutivos, conforme repercutido pelo jornal O Globo.
Ellie Steward, filha do casal, compartilhou uma emocionante homenagem à mãe e narrou a história dos pais. No post, ela relatou que Sharon tinha dificuldade para comer e dormir pelo medo de viver sem o marido. Segundo Ellie, de 29 anos, o relacionamento dos dois era baseado em uma adoração mútua, com muitas risadas e que eles eram “a pessoa um do outro”.
Três dias antes do falecimento de Wayne, Ellie recebeu um telefonema da mãe, relatando dificuldades respiratórias. Ao chegar no Hospital Warwick, Ellie recebeu a notícia de que Sharon havia sofrido um ataque cardíaco, desencadeado pela “síndrome do coração partido”, conhecida também como cardiomiopatia por estresse ou Síndrome de Takotsubo.
É importante ressaltar que essa condição rara se manifesta quando alguém enfrenta um estresse repentino e intenso, que pode debilitar rapidamente o músculo cardíaco, resultando em na morte. Sharon foi submetida a um coma induzido, mas faleceu em 4 de abril. Wayne morreu três dias depois, em 7 de abril.