Uma mulher foi presa recentemente na Espanha por doutrinar seus quatro filhos — todos menores de doze anos — a serem combatentes do Estado Islâmico
Uma mulher adepta ao radicalismo islâmico foi presa no dia 26 de setembro em Zabalgana, na Espanha. Ela, que se chama Verónica Antonieta e tem 39 anos, iniciou um intenso processo de radicalização, chegando até mesmo a recrutar adeptos ao Estado Islâmico. Habilidosa na internet, a mulher propagandeava ativamente a causa, editando vídeos e realizando publicações em vários idiomas.
Além disso, seus quatro filhos, todos meninos com menos de 12 anos, tornaram-se "vítimas" de sua ideologia, uma vez que acredita que eles devem ser "combatentes", preparados para serem "terroristas dispostos a matar, morrer e se autoimolar", como destacou o portal O Globo.
A fonte destaca ainda que Antonieta já planejava deixar a Espanha e migrar para o Iraque com as crianças, conforme revelaram investigadores, que vigiavam a suspeita desde o início do ano.
Poucos dias após sua prisão, na mesma semana, a mulher compareceu perante o juiz, sendo determinada sua prisão preventiva sem direito a fiança. A guarda e a custódia de seus filhos foram então concedidas ao pai.