Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mosaico

Mosaico com tema aquático é descoberto na Inglaterra

Datado do período romano, o mosaico foi encontrado na vila de Wroxeter, em Shropshire, Inglaterra

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 13/08/2024, às 11h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O mosaico encontrado - Divulgação/English Heritage
O mosaico encontrado - Divulgação/English Heritage

Escavações na antiga cidade romana de Wroxeter revelaram um impressionante mosaico com tema aquático. Wroxeter, conhecida na época romana como Viroconium, está localizada na vila de Wroxeter, em Shropshire, Inglaterra.

Estabelecida no século I d.C. como um posto de fronteira para a Auxilia trácia durante as campanhas do general Públio Ostório Escápula, a cidade foi estrategicamente posicionada para proteger o vale do rio Severn e próxima à importante rodovia romana Watling Street.

Se acordo com o portal Heritage Daily, Viroconium se tornou o quarto maior assentamento da Grã-Bretanha romana, com uma população de mais de 15.000 habitantes e uma área de 173 acres, incluindo numerosos edifícios públicos, como termas, templos, lojas, uma basílica e um fórum com colunas.

Recentemente, a escavação realizada pelo English Heritage Trust, Universidade de Birmingham, Vianova Archaeology & Heritage Services e Albion Archaeology revelou os restos de um grande edifício cívico, um santuário e um mosaico bem preservado.

O edifício cívico, localizado ao longo da estrada principal da cidade, mede 8 metros de largura por pelo menos 40 metros de comprimento e é sustentado por contrafortes, sugerindo possíveis vários andares.

Detalhes

O mosaico foi encontrado em uma casa geminada de alto status datada do século II d.C. e apresenta golfinhos e peixes coloridos. As seções inferiores das paredes da casa também foram descobertas, com o gesso pintado original ainda intacto. Segundo um comunicado do English Heritage, o estilo do mosaico corresponde ao século II, período logo após a cidade ter sido estabelecida para substituir uma fortaleza legionária.