Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guerra do Vietnã

Morre, aos 80 anos, militar condenado por massacre contra civis na Guerra do Vietnã

Entre 374 e 504 civis desarmados foram sido mortos em massacre ordenado pelo ex-oficial do exército americano William Calley

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 30/07/2024, às 08h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O tenente Wiiliam Calley - Wikimedia Commons
O tenente Wiiliam Calley - Wikimedia Commons

Um homem de 80 anos, o ex-oficial do exército americano William Calley, condenado por ordenar um massacre de civis durante a guerra do Vietnã, morreu, conforme anunciado pela imprensa local na segunda-feira.

Condenado por crimes de guerra em 1971, Calley faleceu em 28 de abril na Flórida, mas a notícia só veio à tona agora, após uma recente busca nos arquivos oficiais, segundo informou o jornal The Washington Post.

No dia 16 de março de 1968, durante a guerra do Vietnã (1955-1975), o então tenente Calley ordenou a seus homens que matassem os moradores da aldeia de My Lai. O motivo? Havia recebibo informações errôneas de que eles escondiam soldados do Viet Cong, como destacou o portal O Globo.

Vítimas

Embora não tenham sido encontradas provas de combatentes inimigos, os soldados americanos torturaram, estupraram e massacraram centenas de habitantes.

De acordo com a fonte, as autoridades americanas apontam que entre 374 e 504 civis desarmados tenham sido mortos na ocasião, embora o número exato ainda seja debatido.

Calley, vale destacar, foi o único militar americano condenado por esses atos, em 1971. Ele foi sentenciado a trabalhos forçados perpétuos, mas o então presidente Richard Nixon comutou a pena poucos dias depois, e ele foi liberado após três anos de detenção.