Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Montanha subaquática recém-descoberta pode abrigar 20 novas espécies

Imensa montanha submersa foi encontrada durante expedição em águas internacionais a cerca de 1.450 km da costa do Chile

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 30/08/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem feita pelo Veículo Operado Remotamente (ROV) SuBastian - Divulgação/ROV SuBastian/Schmidt Ocean Institute
Imagem feita pelo Veículo Operado Remotamente (ROV) SuBastian - Divulgação/ROV SuBastian/Schmidt Ocean Institute

Oceanógrafos, durante uma expedição em águas internacionais a cerca de 1.450 km da costa do Chile, liderada pelo Instituto Oceânico Schmidt (SOI) dos EUA, mapearam uma imensa montanha submarina na Cordilheira de Nazca. Nesta área, identificaram um ecossistema próspero e rico em águas profundas, que abriga pelo menos 20 espécies inéditas.

A missão de 28 dias foi realizada com o auxílio do Veículo Operado Remotamente (ROV) SuBastian, que explorou o terreno e registrou imagens dos seres vivos que habita o local. Segundo informações do portal Galileu, o vídeo do mergulho mostra criaturas raras, como um polvinho avistado pela primeira vez em 2016, chamado "Caster", sem nome científico até hoje.

A montanha

A montanha submarina, com uma área de 70 km², tem seu cume a quase 1 km de profundidade e sua base a 4,1 km, totalizando uma altura de 3.100 metros. Entre as descobertas, destacam-se um jardim de corais de 800 m² e espécies raras como a lula Promachoteuthis sp., vista viva pela primeira vez.

Essas descobertas, segundo Tomer Ketter, chefe do SOI, destacam a diversidade dos ecossistemas dos montes submarinos e ajudam a informar políticas de proteção para essas áreas ainda intocadas.