O níquel foi produzido como teste em antecipação à coroação do Rei Eduardo VIII, que ficou apenas 10 meses no poder
Uma moeda de cobre extremamente rara foi leiloada pelo preço recorde de 133 mil libras, algo em torno dos 680 mil reais. O níquel foi produzido em 1937, como parte de um teste pela Casa da Moeda Real em antecipação à coroação do Rei Eduardo VIII.
Porém, ela nunca entrou em produção de fato, já que o monarca abdicou em dezembro de 1937, apenas 10 meses depois de se tornar rei. Por esse motivo, as amostras se tornaram extremamente raras e desejáveis para os colecionadores. Uma versão desta moeda foi leiloada pela última vezem 1978.
O níquel foi vendido ontem em um leilão da Spik and Son e recebeu uma enxurrada de lances. O martelo só foi batido quando o lance bateu 111 mil libras, que com as taxas e encargos elevou o preço para 133.200 libras. O atual recorde mundial de um leilão desse tipo e da moeda de Jorge V, que foi vendida em Nova Tork por 150 mil libras em 2016.
Eduardo se tornou rei com a morte de seu pai em 1936. Extremamente impaciente com todos os protocolos reais, ele causou uma crise constitucional ao propor casamento à socialite Wallis Simpson, que acabara de se divorciar do segundo marido.
O status do monarca o impediam de casar com alguém divorciada enquanto seus cônjuges ainda estivessem vivos. Assim, ele abdicou do poder para manter sua relação. Eduardo tem o reinado mais curto de toda a história britânica e nunca chegou a ser coroado.