Uma equipe de arqueólogos encontrou na Bulgária uma moeda de prata única com a rara combinação
Arqueólogos na Bulgária fizeram uma descoberta notável na vila de Rusokastro, no sudeste do país. Durante escavações no local, eles encontraram uma moeda de prata datada de aproximadamente 700 anos, com representações de Jesus de um lado e do rei sérvio Stefan Uroš II Milutin do outro.
O Museu de Burgas, cuja equipe de arqueólogos conduz as escavações, revelou a descoberta em um comunicado. A moeda é única, pois, combina a imagem do rei sérvio Milutin com a representação de Jesus sentado. Santo Estêvão, que viveu no primeiro século e foi martirizado por suas crenças, também é mencionado na moeda.
A descoberta é especialmente significativa, afinal, é a primeira vez que esse tipo de moeda é encontrada em Rusokastro. O item é um testemunho da circulação mais ampla do que se pensava anteriormente e representa um período histórico em que a cidade de Rusokastro era uma fortaleza.
Stefan Uroš II Milutin, que reinou de 1282 a 1321, governou a Sérvia e expandiu seu reino no sudeste da Europa. Ele era conhecido como Santo Rei Milutin e foi canonizado como santo. Suas relíquias são preservadas na Igreja de Santa Nedelya, em Sófia, a capital da Bulgária.
Partes do desenho da moeda parecem ter sido inspiradas em moedas venezianas. Julian Baker, um especialista em moedas medievais e modernas do Museu Ashmolean de Arte e Arqueologia em Oxford, que não participou da descoberta, explicou ao Live Science:
"Quanto ao Cristo, esta moeda é uma cópia direta do Cristo sentado nas moedas venezianas". As moedas venezianas eram conhecidas por sua estabilidade de peso em prata durante a Idade Média.
A representação de Jesus sentado em moedas era uma prática relativamente comum na época, influenciada pelo Império Bizantino. Embora a descoberta no leste da Bulgária seja menos comum do que em outras regiões dos Bálcãs, como a Sérvia e a Grécia, ainda é compreensível, dado o contexto histórico, segundo o portal Live Science.
Moedas medievais frequentemente apresentavam imagens religiosas, e a representação de Jesus sentado era interpretada por alguns estudiosos como um trono. As escavações e análises adicionais estão em andamento para aprender mais sobre essa descoberta única e seu significado histórico.