Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Missão espacial encontra antigo 'mar de lava' no lado oculto da Lua

Cientistas indianos descobriram que o polo sul da Lua, outrora oculto, abrigava um vasto oceano de lava há cerca de 4,5 bilhões de anos

Redação Publicado em 22/08/2024, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Restos de um oceano de magma encontrados na Lua por missão lunar indiana - Divulgação/ISRO
Restos de um oceano de magma encontrados na Lua por missão lunar indiana - Divulgação/ISRO

Cientistas descobriram que o polo sul da Lua, outrora oculto, abrigava um vasto oceano de lava há cerca de 4,5 bilhões de anos, fortalecendo a teoria de que a superfície lunar se formou a partir de magma. A informação é da BBC.

Restos dessa rocha derretida foram detectados pela missão Chandrayaan-3 da Índia, que pousou no polo sul em agosto, relatou o jornal. 

Formação da Lua

Essa missão histórica explorou uma área nunca visitada por outras naves, fornecendo evidências de anortosito ferroano, um mineral leve que se acredita ter formado a superfície lunar. 

A descoberta, publicada na revista Nature, é significativa para a compreensão da formação inicial da Lua. A missão também encontrou vestígios de um antigo impacto de meteorito, responsável pela criação da bacia do Polo Sul-Aitken, uma das maiores crateras do sistema solar, segundo a BBC.

As descobertas da Chandrayaan-3 são cruciais para futuras missões, incluindo a busca por água gelada, essencial para a construção de uma base lunar. A Índia planeja uma nova missão lunar para 2025 ou 2026, visando trazer amostras da superfície para análise na Terra.