Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Milionário australiano

Milionário australiano sugere aumento do desemprego para corrigir trabalhadores

Declarações feitas por Tim Gurner durante um fórum de negócios repercutiram internacionalmente

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 14/09/2023, às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O milionário australiano Tim Gurner - Divulgação / Linkedin
O milionário australiano Tim Gurner - Divulgação / Linkedin

Tim Gurner, um milionário australiano do setor imobiliário, emitiu um pedido de desculpas após provocar controvérsia ao sugerir que o desemprego deveria aumentar como forma de relembrar os trabalhadores sobre o seu lugar e combater a suposta "arrogância" no mercado de trabalho.

O empresário, quem é fundador e proprietário do Gurner Group, fez essas declarações durante um fórum de negócios em Sydney, onde discutiu a falta de produtividade na indústria da construção.

Segundo informações do portal G1, o milionário propôs um aumento de 40 a 50% na taxa de desemprego atual da Austrália, que é de 3,7%, como um meio de realinhar as expectativas e causar um impacto econômico que "lembre as pessoas que elas trabalham para o empregador, e não o contrário".

Um vídeo contendo seus comentários, publicado pela Australian Financial Review (AFR), rapidamente se tornou viral, acumulando mais de 24 milhões de visualizações até o momento.

Reação internacional

As declarações de Gurner geraram uma forte reação negativa tanto na Austrália quanto em outros países, com políticos destacando a crescente disparidade salarial entre executivos e trabalhadores. A legisladora norte-americana Alexandria Ocasio-Cortez também se manifestou sobre o assunto.

Diante da controvérsia, Gurner emitiu um pedido de desculpas, dizendo estar arrependido de seus comentários, que ele reconheceu como "equivocados".

Vale ressaltar que este não é o primeiro incidente em que Gurner atraiu atenção da mídia, tendo anteriormente sugerido que os jovens não conseguem comprar casas devido a gastos excessivos em torradas de abacate.