Policiais da cidade de McAllen receberam chamados de moradores que acreditavam que um bomba havia explodido
Na última quarta-feira, 15, um meteoro de cerca de 450 kg e 60 cm de diâmetro explodiu no céu do Texas, Estados Unidos. Nesta terça-feira, 21, a NASA emitiu um comunicado com detalhes sobre a rocha espacial que foi detectada pelos satélites do Serviço Meteorológico Nacional antes de cair e causar um forte estrondo.
Em comunicado, o centro de Pesquisa em Astromateriais e Ciência da Explosão e descreveu que o episódio é 'consistente' com outras quedas naturais de meteoritos.
O ângulo e velocidade da entrada, junto de assinaturas em imagens de radares meteorológicos, são consistentes com outras quedas naturais de meteoritos. Os meteoritos que sobram se resfriam rapidamente, e normalmente não oferecem riscos para o público".
You can hear the meteorite explosion #Mcallen#Missionpic.twitter.com/W2Eb1Yci5o
— audeez (@disdikmark) February 16, 2023
Segundo informações do jornal O Globo, o meteoro passou pela cidade de McAllen e o som causado pela explosão foi registrado pelas câmeras de segurança de uma residência. Conforme nota oficial, Cesar Torres, chefe da polícia local, informou que os moradores se assustaram, pois, acharam que o barulho compreendia a explosão de uma bomba.
Posteriormente, Eddie Guerra, xerife do condado de Hidalgo, também declarou no Twitter que controladores de tráfego aéreo de Houston, a mais de 560 km de distância do estado americano, receberam relatos de duas aeronaves a respeito de um meteoro no céu.
@robertletvinchuck Cool meteorite or another alien encounter?? 😆 #meteor#meteorite#texas#skies#incoming♬ original sound - Rob Lefty Letvinchuck
Por fim, as autoridades de segurança e a agência espacial destacaram sobre a importância do monitoramento das rochas espaciais:
O meteoro observado no céu de McAllen é um lembrete da necessidade de a NASA e outras organizações ampliarem nossa compreensão e proteção da Terra".